Cansaço mental: Saiba como melhorar através da sua alimentação

O cérebro, assim como os demais órgãos e tecidos do corpo, necessita de diversos nutrientes e compostos bioativos para funcionar em seu potencial máximo. Nesse sentido, existem alguns alimentos capazes de melhorar o cansaço mental e  a capacidade cognitiva, incluindo a aprendizagem e a concentração. 

Nutrientes chaves para melhorar o cansaço mental 

– luteína, colina, selênio, zinco e vitamina E –  Esses nutrientes são responsáveis pela formação de novos neurônios e atuam na proteção contra a degradação  de células nervosas. 

   Alimentos – ovo caipira, nozes, semente de abóbora, abacate

 – gorduras boas – compõem a bainha de mielina, que é a estrutura dos neurônios, isso garante a integridade da membrana da célula e transmissão de impulsos nervosos.

  Alimentos – salmão, sardinha, azeite de oliva extra virgem

Neurotransmissores para a motivação, foco e produtividade

A dopamina é um dos principais neurotransmissores para melhorar a motivação, o foco e a produtividade. Ela  é produzida a partir do aminoácido tirosina que vem a partir da fenilalanina. Comer uma dieta rica em tirosina irá garantir que você tenha nutriente para formação desse neurotransmissor vital para melhorar o cansaço mental.

 Alimentos – Todos os produtos de origem animal, Amêndoas,  Maçãs, Vegetais de folhas verdes, Chá verde, Farinha de aveia, Gergelim , Sementes de abóbora/Cúrcuma

 Saúde intestinal 

– A saúde de sua flora intestinal afeta sua produção de neurotransmissores.

Alimentos – ricos em probióticos naturais, como iogurte natural, kefir, e chucrute cru também podem aumentar a produção da dopamina natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima